Seu João de 85 anos vem a consulta com cardiologista para avaliação de rotina. Sua última consulta foi há dois anos. Checo os remédios e vejo que ele usa irregularmente e não sabe qual são os remédios de rotina. Sua pressão arterial está alterada e ele não se sente bem.
A hipertensão arterial é a comorbidade mais comum vista na cardiologia nos cuidados primários e está relacionada à possibilidade de ocorrência de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência renal e até morte se não for detectada apropriada e precocemente.
O CORAÇÃO EM DIA visa também à supressão de quaisquer preconceitos ou discriminações, como: cor, raça, credo religioso, de diferenças decorrentes de classe social e outros; não se liga a concepção político-partidária ou filosófica, em suas atividades supera a nacionalidade, dependências físicas e quadro social.
No desenvolvimento de suas atividades, o CORAÇÃO EM DIA observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência, e se oporá a qualquer discriminação de raça, cor, gênero ou religião e outros.